domingo, 4 de abril de 2010

Material Dourado


Material Dourado

Desde o começo do ano venho trabalhando com eles os numerais.
É importante desenvolver nos educandos a capacidade de quantificação. Muitos alunos contam, sequenciam até 1000, mas não sabem quantificar.
Por isso, antes de chegar na abstração é importante o concreto. Pode-se utilizar de diversos materiais. Existem diversos recursos para atingir esse objetivo.

Cuisenaire



Material Dourado

Ábaco

E até mesmo tampinhas e palitos



O Material Dourado é ótimo para trabalhar a base 10. 
Lá na escola temos caixinhas pequenas do material, que são utilizadas individualmente pelos alunos. Caso não tenham esse material na escola, dá para criar ou imprimir na cartolina.  




Primeiramente deixei os alunos livres para explorarem o material.
Depois, fui conduzindo algumas situações:

- Quantos tipos de peças têm no material?
-  Que nomes podemos dar para cada uma?
- Quantos quadradinhos (unidades) são necessários para formar uma barrinha (dezena)? E quantas barrinhas (dezenas) são necessárias para formar uma plaquinha (centena)?


É bom para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos, questionando, fazendo-os pensar. 

Depois pendurei uma casinha de papel cartão na lousa, e contei uma historinha explicando que cada pecinha do material tinha um quarto na casa, os quadradinhos dormiam na unidade e as barrinhas na dezena. E que em cada quarto só poderíam dormir 9 peças e se passassem de 9 integrantes, deveríam se juntar e passar para o próximo quarto.

Na casinha coloquei um plástico grampeado para poder ir encaixando as pecinhas e formando os números.

No coletivos testamos várias possibilidades. Depois fizemos ditados de números. Conforme chamava um números os alunos formavam com o material dourado.



Só depois passamos para  as atividades no papel.
Nas atividades explorei a sequência numérica e a quantificação.
Com essas casinhas pedi para eles recortarem e colarem no caderno
e fazer a sequência.



Usando cores diferentes, eles efetuaram as somas a seguir. Para cada parcela, utilizaram uma cor diferente. Por exemplo, 7 (azuis) + 2 (verdes) = 9. Assim, eles visualizaram melhor o processo quantitativo e da operação.

2 comentários:

  1. Poxa Aline.... vc esta de PARABÉNS!
    quizera eu ter tido uma professora como vc...
    bjs e continue assim....
    ~*Lilian*~

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parabéns! Gostei da ideia e vou utilizar!

    ResponderExcluir